Alerta vermelho: instituto emite aviso de fortes chuvas com risco de alagamentos e deslizamentos no ES
09 de dezembro de 2020Além do Inmet, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mantém dois alertas que compreendem todo o território do Espírito Santo
Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de chuvas intensas para Espírito Santo, com grau de severidade classificado como "Grande Perigo". O aviso, publicado na tarde desta quarta-feira (9), destaca a ocorrência de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, além de grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco.
O aviso meteorológico é válido até às 10h desta quinta-feira (10). O instituto orienta que as pessoas desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia, observem alteração nas encostas, permaneçam em local abrigado e, em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Inpe e Climatempo
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mantém dois alertas que compreendem todo o território do Espírito Santo. Os avisos destacam que podem ocorrer diversos fenômenos meteorológicos.
O primeiro aviso se encerra às 23h59 desta quarta-feira (9) e destaca todo o estado do Espírito Santo, além de Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e parte de Goiás e São Paulo. Há previsão de chuvas intensas, tempestade, vendaval e chuva de granizo.
Um outro aviso se encerra às 9h de quinta-feira e compreende, praticamente, todo o território capixaba, com exceção de algumas localidades no extremo norte do Espírito Santo. Neste, o alerta é para chuvas intensas e acumulado de chuva.
De acordo com o Climatempo, há previsão de muita chuva sobre a Região Sudeste do Brasil com a formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul. A presença deste sistema meteorológico, comum nesta época do ano, vai influenciar a Região durante essa semana provocando elevados volumes de chuva.
Municípios sob alerta do INMET:
Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atilio Vivacqua
Bom Jesus Do Norte
Brejetuba
Cachoeiro De Itapemirim
Cariacica
Castelo
Conceição Do Castelo
Divino De São Lourenço
Domingos Martins
Guarapari
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
Laranja Da Terra
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso Do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo Do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria De Jetibá
Santa Teresa
Serra
São José Do Calçado
Vargem Alta
Venda Nova Do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória
Afonso Cláudio
Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória