Home - Geral - Alerta para mais chuva forte e raios a partir desta...

Alerta para mais chuva forte e raios a partir desta quinta-feira (18) no Espírito Santo

18 de fevereiro de 2021

Previsão do Climatempo é para muitas pancadas de chuva ao longo do dia, além de raios e vento forte. Mau tempo deve continuar até o domingo (21)

Alerta para mais chuva forte e raios a partir desta quinta-feira (18) no Espírito SantoFoto: Rodrigo Araújo/Folha Vitória

A forte chuva que chegou ao Espírito Santo no início desta semana deve continuar pelo menos até o domingo (21).  Nesta quinta-feira (18), a previsão é para muitas pancadas de chuva ao longo do dia, acompanhadas de raios e vento forte. O risco de temporais aumenta à tarde e à noite em todo o Estado.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) também faz alerta para mais chuva nesta quinta-feira (18), que pode vir acompanhada de trovoadas e rajadas de vento. Na Grande Vitória, apesar do tempo chuvoso, o dia segue abafado e com temperatura mínima de 24 °C e máxima de 33 °C.

Temporais até domingo

Segundo o Climatempo, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se organiza e ganha força sobre o Sudeste do Brasil, favorecendo a intensificação de áreas de instabilidade sobre a região que vão espalhar muitas nuvens carregadas sobre o Espírito Santo.

Entre a sexta-feira (19) e o domingo (21) este padrão meteorológico segue configurado e ainda ajuda na formação de muitas nuvens carregadas, mantendo alta as condições de chuva frequente e volumosa, ainda com risco alto de temporais pontuais (quando podem ocorrer raios e vento forte, com rajadas entre 50 e 70 km/h).

Há um alerta para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e potencial para deslizamentos de terra e queda de barreira em áreas de encosta e queda de árvores, interrupção de energia e destelhamento de imóveis durante os eventos de tempestades.

Prejuízos

Uma forte chuva, com direito a trovoada, atingiu parte do Espírito Santo na noite desta quarta-feira (17). Na Grande Vitória, diversas ruas ficaram alagadas e, em algumas regiões, houve registro de queda de energia elétrica, por causa dos trovões, além de queda de árvores e destelhamento de casas e hospitais.

Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória



banner
banner