Agerh revoga estado de alerta hídrico no ES após chuvas
20 de novembro de 2024O alerta foi publicado no dia 18 de setembro. No documento eram impostas medidas, restrições e recomendações ao uso da água
Foto: Pexels
A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) revogou nesta terça-feira (19) o estado de alerta para escassez hídrica no Espírito Santo. Apesar disso, a Agerh recomenda que os usuários mantenham as medidas estabelecidas.
A decisão foi tomada após análises hidrológicas mais recentes, que demonstraram uma melhora expressiva nas condições hídricas do Estado, inclusive com aumento de vazões nos principais rios monitorados pela agência.
O alerta foi publicado no dia 18 de setembro. No documento eram impostas medidas, restrições e recomendações ao uso da água. Naquela época o Estado enfrentava período crítico de estiagem dos rios e aumento de queimadas.
Segundo o diretor presidente da Agerh, Fabio Ahnert, o alerta foi revogado por conta do retorno das chuvas no Estado, que aconteceram durante o mês de outubro.
Isso teria contribuído para a redução da seca, o que resultou em vazões elevadas no rio monitorado e eliminando o déficit hídrico em algumas das regiões do Estado.
Ainda conforme as análises técnicas, a previsão de chuvas em volumes suficientes nas próximas semanas, indica a redução do estresse hídrico e o aumento da oferta hídrica.
Apesar da melhora nas vazões, Ahnert afirma que oscilações graves ainda são observadas em alguns locais. Há aumento na vazão com as chuvas e logo depois diminuições, principalmente nas regiões Norte e Noroeste.
“É fundamental que os usuários continuem realizando o uso racional da agua, visando a preservação e a sustentabilidade dos recursos disponíveis”, disse.
A Agerh informou que continuará com monitoramento contínuo dos recursos hídricos, e também realizará a divulgação periódica de informações sobre a situação hídrica do Estado.
(Fonte: Folha Vitória)