Adolescente canta louvor em cirurgia cerebral de 10 horas em hospital, no ES
16 de março de 2024Isabely Amaral Faria, de 14 anos, estava com um tumor entre as áreas do cérebro responsáveis pela fala, pelos movimentos do lado direito do corpo e a área da memória
Foto: Reprodução/Sesa
O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, no Espírito Santo, realizou uma cirurgia de alta complexidade para a retirada de tumor cerebral em uma adolescente. Isabely Amaral Faria, de 14 anos, realizou o procedimento enquanto estava acordada.
Após apresentar períodos de intensas crises convulsivas, passou por uma investigação médica que acusou um tumor cerebral. O tumor estava localizado entre as áreas do cérebro responsáveis pela fala, pelos movimentos do lado direito do corpo e a área da memória.
“Tal localização torna uma possível cirurgia bastante delicada e complexa uma vez que mesmo uma leve compreensão sobre essas áreas pode causar danos importantes para a vida da paciente”, explicou o médico neurocirurgião Walter Fagundes.
Após a tomada de decisão pela cirurgia, o médico propôs que o procedimento fosse realizado com a adolescente acordada.
“Inicialmente, ela ficou assustada, mas aceitou. Tivemos várias reuniões com a equipe médica e diretoria do hospital infantil para viabilizar a cirurgia.
O procedimento para a retirada do tumor foi realizado na última quinta-feira (14). Ao todo durou um total de 10 horas e foi um sucesso. A paciente chegou a cantar um louvor durante a cirurgia.
“Durante a ressecção do tumor, tínhamos conversas com a adolescente testando a fala e a memória. Ela, cristã evangélica, chegou a cantar o louvor ‘Perto de Ti’ durante a cirurgia. Ao final, foi possível retirar todo o tumor”, afirmou o médico Walter.
Atualmente a paciente, está internada em leito semi-intensivo em recuperação, apresentando quadro estável. O pai da adolescente, João Batista Faria, agradeceu o trabalho da equipe.
“Em primeiro lugar, nós agradecemos a Deus por tudo ter dado certo e também ao Dr. Walter Fagundes e toda a sua equipe. Nossos sinceros agradecimentos por toda atenção e preocupação demonstrados com a Isabely desde o início”.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, comemorou o êxito da cirurgia e falou sobre os invesimentos no hospital.
“Procedimentos como esses evidenciam a força do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua importância para a população. O Hospital Infantil tem recebido investimentos importantes do Governo do Estado para melhoria contínua da assistência, com profissionais altamente capacitados, sendo um local de cura e sorrisos todos os dias”.
De acordo com o diretor-geral do hospital, Clio Zanella Venturim, foram realizadas, aproximadamente, 200 cirurgias neurológicas eletivas e de urgência durante o ano passado no HINSG.
“Para este ano, aumentamos o número de horas cirúrgicas para dar maior vazão aos procedimentos eletivos e temos a previsão de realizar 300 neurocirurgias, entre urgência e eletivas. Até o mês de fevereiro passado, foram realizadas 50 neurocirurgias”, ressaltou.
(Fonte: Folha Vitória)