Acumulador é encontrado morto dentro de casa após mais de 4 horas de buscas
21 de julho de 2022Homem foi encontrado morto em casa com materiais acumulados por 30 anos
Corpo de Paulo Garcia foi encontrado no banheeiro da residência após 4 horas de buscas – Foto: Claudinho Coradini/JP
O corpo do catador e acumulador de recicláveis Paulo Sérgio Garcia, 55 anos, foi encontrado no início da tarde desta quarta-feira (20), no banheiro da casa na rua Elis Regina, no município de Piracicaba, em São Paulo, onde ele morava sozinho há dez anos.
Bin Laden, como era conhecido no bairro, recolhia materiais pela região e acumulava os inservíveis nas áreas interna e externa do imóvel. Nessa quarta-feira (20), vizinhos e familiares decidiram acionar a polícia e o Corpo de Bombeiros, pois o morador da casa de número 26 não era visto desde a segunda-feira (18). O silêncio do vizinho comunicativo intrigou os moradores mais próximos, que decidiram falar com a família e – em conjunto – acionaram a polícia.
Devido à grande quantidade de material dentro da casa, os bombeiros contaram com a ajuda da Defesa Civil do município, que auxiliou na retirada dos inservíveis.
O corpo de Garcia foi encontrado no início da tarde, após a retirada de três caminhões de entulho, conforme contou o coordenador da Defesa Civil, Odair de Melo. Após o reconhecimento pela família, o cadáver foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a causa da morte deverá ser investigada.
Paulo Sérgio Garcia acumulou entulhos e materiais recicláveis durante 30 anos dentro de casa – Foto: Reprodução/Prefeitura de Piracicaba
O vizinho Hugo Carvalho contou que diariamente Garcia era visto trabalhando no recolhimento de materiais pelas ruas do bairro. “Ele passava, conversava com a gente, parecia ser uma pessoa boa. Todo mundo aqui do bairro o conhecia, o ajudava, brincava com ele, que era bem extrovertido”, lembrou destacando a disposição para o trabalho. “Ele trabalhava bastante, até nos dias de chuva ele usava sacolinhas pra não tomar chuva e sempre estava trabalhando, era bem esforçado”, acrescentou.
Após a retirada do corpo do morador, familiares, vizinhos e funcionários da Defesa Civil seguiram com a retirada do material. De acordo com Melo, havia muitos ratos na casa e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) deve fazer uma avaliação nesta quinta-feira (21) para ações de desratização. Ele não soube quantificar o material na casa.
“Vamos retirar todo o material e, com apoio de um caminhão-pipa, vamos lavar, após isso o CCZ faz uma avaliação”, explicou. Melo disse que os familiares seguiram com a limpeza da residência e a equipe dos servidores públicos retornam nesta quinta-feira para continuidade do trabalho de limpeza.
Cadáver foi levado ao Instituto Médico Legal – Foto: Claudinho Coradini/JP
Valedoitaúnas (Jornal de Piracicaba)