Ações da Prefeitura de São Mateus deverá minimizar os efeitos da seca no município
16 de agosto de 2021
Prefeitura vem executando ações de limpeza e recuperação de poços – Foto: Divulgação/PMSM
O Programa de Mecanização Agrícola, conhecido como “Da Porteira para Dentro”, colocado em prática pelo prefeito de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, Daniel Santana, é uma ferramenta da maior utilidade para diminuir os efeitos da seca sobre a bacia leiteira e a pecuária de São Mateus.
Através desse Programa, a Prefeitura fez a alocação de retroescavadeiras e vem executando ações de limpeza e recuperação de poços, garantido a água para o gado.
Várias regiões de São Mateus sofrem intensamente os efeitos da seca em função do terreno arenoso, quase ausência de nascentes ou cursos d’água e impossibilidade de construção de barragens.
Após quatro meses de estiagem, os poços de água para consumo animal, que dependem dos níveis do lençol freático, chegaram a níveis críticos, ameaçando a criação extensiva e comprometendo a atividade econômica, no município.
Intensificação das atividades
Os serviços serão intensificados com locação de uma cavadeira hidráulica – Foto: Divulgação/PMSM
Segundo o secretário municipal de Agricultura, José Carlos Cosme, as ações devem se intensificar, com a chegada de uma cavadeira hidráulica. “Nossas prioridades em relação ao abastecimento de água nas comunidades rurais são, respectivamente, o consumo humano, o consumo animal e a irrigação”, destacou.
Valedoitaúnas