Home - Política - À convite do prefeito Euclério Sampaio, Thór assume coordenação de...

À convite do prefeito Euclério Sampaio, Thór assume coordenação de Patrimônio Cultural de Cariacica

21 de janeiro de 2021

À convite do prefeito Euclério Sampaio, Thór assume coordenação de Patrimônio Cultural de Cariacica  Thór o Pagodeiro do Amor, assume a coordenação de Patrimônio Cultural – Foto: Divulgação

Considerado o #mito, o Romário e o #sensei do pagode capixaba, Thór o Pagodeiro do Amor ou Wanderley da Silva Ferreira, foi nomeado recentemente o novo Coordenador de Patrimônio Cultural do município de Cariacica, Espírito Santo, e vai fiscalizar e tomar conta de todo o patrimônio cultural imaterial, material e tombamentos no município.

Nomeado pelo prefeito Euclério Sampaio, para dirigir a coordenação de Patrimônio Cultural do município de Cariacica, Thór se diz honrado em trabalhar com a secretária de Cultura de Cariacica, Nina Santos, filha de seu grande líder político da história de Cariacica, o ex-prefeito, Aloízio Santos.

À convite do prefeito Euclério Sampaio, Thór assume coordenação de Patrimônio Cultural de Cariacica  Secretária de Cultura, Nina Santos, Carlos Alberto (Picolé), José Alves, Fernando Demunner Borges, Marcelo David, Elton John, Maria José e Thór – Foto: Divulgação

Thór chega com a missão de acelerar os tombamentos de muitos processos ainda pendentes em Cariacica, destacando-se a revitalização do Centro Histórico Eduartino Silva, que foi contemplado com quase um milhão de reais para sua restauração. Segundo o Coordenador, é necessário o município realizar o processo final das obras de reformas e restaurações para que essa verba chegue aos cofres da municipalidade o mais rápido possível.

À convite do prefeito Euclério Sampaio, Thór assume coordenação de Patrimônio Cultural de Cariacica  Thór com sua equipe – Foto: Divulgação

O novo Coordenador de Patrimônio Cultural de Cariacica destaca ainda que vai fiscalizar pessoalmente o processo de tombamento cultural da antiga Colônia de Itaenga, que é constituída por capela, centro médico, cemitério, Educandário Alzira Bley e o Hospital Pedro Fontes. “A aquisição desses patrimônios irão se concretizar numa importante evolução para a memória do nosso município, destacou Thór.

Thór pretende ainda propor o tombamento de vários imóveis existentes no perímetro urbano da cidade e no interior do município. “O patrimônio cultural é um legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações. É fonte insubstituível de vida e inspiração, ponto de referência e identidade”, enfatizou.

À convite do prefeito Euclério Sampaio, Thór assume coordenação de Patrimônio Cultural de Cariacica  Cariacica (ES) – Foto: Divulgação

Segundo Thor, será realizada uma inspeção geral em todos os patrimônios históricos da cidade de Cariacica. “É necessário que essa logística seja feita o mais rápido possível. Além de conhecer a situação de cada patrimônio, pretendo, através de levantamentos e pesquisas, propor novos tombamentos de imóveis no município”, pontuou.

À convite do prefeito Euclério Sampaio, Thór assume coordenação de Patrimônio Cultural de Cariacica  Igreja Matriz, a mais antiga de Cariacica – Foto: Divulgação

Volta por cima

Thór cumpriu 25 anos de condenação por homicídio, sofreu torturas dentro do sistema penitenciário do Espírito Santo, mas não se revoltou ao ponto de ser contaminado pelo vírus do mundo do crime. Ao ser liberado definitivamente em março de 2017, o Pagodeiro do Amor, voltou aos palcos trazendo novidades e estilos musicais diferenciados, o que o consagrou como um #sensei do pagode capixaba, se destacando nacionalmente na maior página de samba e pagode do Instagram @opagodeirooficial.

Thór tem ainda outras nove páginas no Instagram onde divulga o seu trabalho de cantor de samba e pagode.

O pagodeiro é cantor, compositor e poeta e tem poesias publicadas em A Gazeta nos anos 80, chegando a ser classificado no concurso nacional de poesias da revista Brasília-DF. Thór foi penta campeão do carnaval capixaba dos últimos tempos pela ACSE GRES Novo Império e intérprete oficial da escola de samba GRES Independentes de Boa Vista por quatro anos e na União Jovem de Itacibá por dois anos.

Para o Pagodeiro do Amor, os modelos do sistema penitenciário do país não conseguem obter uma ressocialização em massa nos presídios porque os estados não oferecem políticas sociais de verdade e somente uma minoria consegue trabalhar durante o cumprimento da pena e quando o reeducando sai da prisão, o estado o abandona por completo. Sem emprego e sem dignidade aquele egresso certamente voltará a engordar a fila dos reincidentes criminais.

Perguntado pela reportagem do site Vale do Itaúnas se ainda sofre algum tipo de preconceito e discriminação social por sua condição de ex-presidiário, Thór reiterou à nossa reportagem que: “não dou moral para essas pessoas porque são pessoas egocêntricas, derrotadas internamente dentro dos seus egos e busco sempre focalizar naquilo que me é viável prosseguir. O meu projeto é muito mais forte do que esses alienígenas da sociedade racista, homofóbica, preconceituosa e discriminadora. Terão que me engolir ou aceitar pra doer menos”.

Questionado sobre um possível apoio do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio e do governador do Estado, Renato Casagrande à uma possível candidatura à deputado estadual em 2022, Thór acenou que estará se filiando à qualquer momento numa legenda que seja aliada dessas duas lideranças. “Não sou homem de recuar. Meu nome estará à disposição, sou pré-candidato à deputado estadual. Fui discriminado numa eleição comunitária em 2018 e estou preparado para absorver essas aberrações cotidianas. Tenho meu público definido e represento os jovens das periferias, que completam 18 anos, mas continuam desempregados, os lgbts de vários carnavais capixabas, os feirantes, o microempreendedor, os ex-presidiários, os presos, as famílias dos presos, mas também entendo que o estado é obrigado à indenizar as famílias das vítimas que dependem do sustento diário”, finalizou.

Valedoitaúnas



banner
banner