57,7% dos empreendedores estão otimistas para o Natal, aponta pesquisa
18 de dezembro de 2025Estudo da SumUp mostra que data comemorativa é a favorita dos micros e pequenos negócios
Maioria dos respondentes planeja investir o valor que lucrarem no fim do ano, o que mostra mudança de comportamento dos empreendedores - Foto: Freepik
O Natal de 2025 chega com um clima de confiança para os micro e pequenos empreendedores brasileiros. É o que revela uma pesquisa realizada pela SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras. Segundo o levantamento, 57,7% dos entrevistados estão otimistas com as vendas para a data, enquanto apenas 3,6% se declaram pessimistas.
Na análise por segmento, os setores de estética e beleza lideram o otimismo, com 77,4% de empreendedores confiantes no desempenho do Natal. Em seguida aparecem os negócios de roupas, calçados e acessórios, com 76,5% de expectativa positiva. O recorte regional também revela diferenças importantes. As regiões Norte (66,7%) e Nordeste (64,3%) são as mais otimistas para o Natal de 2025. Por outro lado, o Sul apresenta o menor índice de otimismo, com 50% dos empreendedores confiantes.
A principal razão para o otimismo dos empreendedores, apontada por 51,2% dos respondentes animados com o Natal, é a percepção de que datas comemorativas, em geral, impulsionam positivamente os negócios. Outros 35,2% associam o bom desempenho esperado à relação direta entre o Natal e seus produtos ou serviços.
Ao analisar os segmentos, percebe-se que a maioria dos setores associa o otimismo ao impacto positivo de datas comemorativas no geral. A exceção é o mercado da alimentação: empreendedores desse mercado estão majoritariamente otimistas por verem uma relação direta entre o Natal e seus negócios. “Isso ocorre possivelmente porque, no fim do ano, os brasileiros tendem a se alimentar fora de casa com mais frequência”, diz Mariana Lazaro, CFO da SumUp para as Américas.
Entre os poucos com visão pessimista, a principal justificativa é uma percepção negativa da economia brasileira, citada por 42,9% deles.
Quando o assunto é o destino dos lucros obtidos no período, a maioria dos empreendedores pensa no futuro do negócio. Segundo a pesquisa, 31,1% pretendem investir os ganhos, enquanto 24,5% afirmam que devem usar os recursos para expandir suas operações. “Esse dado mostra uma mudança de comportamento dos empreendedores nos últimos anos. Não era comum, no passado, ouvir microempreendedores falarem sobre investimentos. Os brasileiros estão, ano após ano, aprendendo mais sobre o assunto e pensando em novos caminhos para rentabilizar seus ganhos”, afirma Mariana.
Regionalmente, os negócios do Sul são os que mais planejam investir (56%), enquanto no Nordeste predomina a intenção de expansão (41,8%). O Centro-Oeste se destaca pela maior diversidade de planos para o uso do faturamento.
O estudo também comparou a importância do Natal com outras datas do calendário do varejo. Para 45,5% dos entrevistados, o Natal segue como a data com maior potencial de vendas. A Black Friday aparece bem atrás, sendo considerada a principal data por apenas 8,5% dos empreendedores. No momento da compra, o Pix (38,9%) e o cartão de crédito (36,4%) são os meios mais recomendados e utilizados para pagamento.
A pesquisa da SumUp tem natureza quantitativa e foi realizada por meio de questionário online entre os dias 31 de outubro e 11 de novembro de 2025. O estudo ouviu 213 micro e pequenos empreendedores, distribuídos em todas as regiões do País. Confira a íntegra da pesquisa neste link.