5 militares morrem em queda de helicóptero que havia desaparecido na Guiana
08 de dezembro de 2023Outros dois tripulantes sobreviveram ao acidente, mas seu estado de saúde ainda não foi divulgado
Helicóptero da Guiana que desapareceu e depois foi encontrado — Foto: Reprodução/Facebook
Cinco pessoas morreram após a queda de um helicóptero militar na Guiana, disseram as Forças Armadas do país nesta quinta-feira (7). A aeronave havia desaparecido no dia anterior enquanto sobrevoava a região de Essequibo.
Em um comunicado, as autoridades guianesas afirmaram que sete militares de alto escalão estavam a bordo em uma viagem para revisar tropas na fronteira com a Venezuela. Os outros dois tripulantes sobreviveram ao acidente, mas seu estado de saúde ainda não foi divulgado.
"A próxima fase da operação envolve a remoção da área, seguida do início das investigações do acidente", disseram as Forças Armadas da Guiana em comunicado.
Nesta manhã, autoridades locais afirmaram que a região passava por "instabilidade climática" e que não havia indícios, até então, de que o episódio tenha relação com a crise entre a Guiana e a Venezuela por conta da região de Essequibo.
A região está em disputa entre os dois países depois que a Venezuela aprovou no domingo (3) um plebiscito no qual cerca de metade dos eleitores votou a favor da anexação do local pelo governo de Nicolás Maduro.
Dois tripulantes a bordo do helicóptero levavam cinco oficiais superiores para uma inspeção das tropas que guardavam uma área de fronteira que a Venezuela reivindica como sua, segundo o Brigadeiro-Chefe do Exército, General Omar Khan.
Khan afirmou que a Força de Defesa da Guiana perdeu contato com o helicóptero, de modelo Bell 412 EPI, depois de a aeronave decolar da base de Olive Creek, no oeste da Guiana, após uma parada para reabastecimento.
A região é montanhosa e densamente arborizada.
(Fonte: g1)