Home - Mundo - 'Ou haverá paz ou tragédia para o Irã': Trump se...

'Ou haverá paz ou tragédia para o Irã': Trump se pronuncia sobre ataques dos EUA a instalações nucleares

22 de junho de 2025

Presidente americano disse que o objetivo era destruir capacidade nuclear iraniana e que os EUA continuarão atacando 'se a paz não vier rápido'

'Ou haverá paz ou tragédia para o Irã': Trump se pronuncia sobre ataques dos EUA a instalações nucleares"Foi um grande sucesso", diz Trump sobre ataque dos EUA às instalações nucleares no Irã – Foto: Carlos Barria/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou neste sábado (21) após os ataques do país às três principais instalações nucleares do Irã. (Leia abaixo o discurso na íntegra).

"Os Estados Unidos fizeram um ataque de alta precisão contra as três principais instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Isfahan. Todos guardem esses nomes, porque foi um ataque com o objetivo de destruir a capacidade nuclear iraniana. Para que deixem de ser uma ameaça nuclear e do terror", disse.

"Ou haverá paz ou haverá tragédia para o Irã. Que cessem os ataques que vimos nos últimos oito dias. Hoje foi o dia mais difícil de todos, e talvez o mais letal. Mas se a paz não vier rápido, nós vamos continuar atacando com precisão e habilidade".

A entrada dos EUA na guerra acontece após uma semana de combates aéreos entre Israel e Irã. Caças americanos bombardearam as instalações nucleares iranianas Fordow, Natanz e Esfahan.

Trump classificou os ataques como "um grande sucesso" e o Irã como um "bully" (expressão como "valentão") do Oriente Médio.

"Durante 40 anos, o Irã repete 'morte à América, morte a Israel'. E agora nós estamos quebrando as suas pernas com essas bombas", afirmou.

Ele também parabenizou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e os militares americanos e israelenses. "Nós trabalhamos para apagar, eliminar essa ameaça".

O presidente americano voltou a repetir que nenhuma outra força militar teria capacidade para fazer o que os EUA fizeram.

Segundo ele, o governo dos Estados Unidos fará neste domingo (22) pela manhã uma coletiva de imprensa no Pentágono, sede do Departamento de Defesa, para tratar dos ataques ao Irã.

'Ou haverá paz ou tragédia para o Irã': Trump se pronuncia sobre ataques dos EUA a instalações nuclearesTrump fala de ataques dos EUA ao Irã – Foto: Carlos Barria/Reuters

Discurso de Donald Trump na íntegra

"Os Estados Unidos fizeram um ataque de alta precisão contra as três principais instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Isfahan. Todos guardem esses nomes, porque foi um ataque com o objetivo de destruir a capacidade nuclear iraniana. Para que deixem de ser uma ameaça nuclear e do terror.

Isso é muito importante para o mundo.

Os ataques foram espetaculares, foi um grande sucesso contra essas instalações de enriquecimento de urânio.

E nós sabemos que agora esse bullying do Oriente Médio vai ter que aceitar a paz.

Durante 40 anos, o Irã repete 'morte à América, morte a Israel'.

E agora nós estamos quebrando as suas pernas com essas bombas.

Essa foi a defesa de milhares de pessoas que estão no Oriente Médio e no mundo inteiro como resultado direto do ódio alimentado por esse país, por esse regime.

Eu decidi há muito tempo que eu não deixaria isso acontecer, que eu não deixaria que isso continuasse.

Quero dar os parabéns ao primeiro-ministro Netanyahu por esse trabalho conjunto. Nós trabalhamos para apagar, eliminar essa ameaça.

Agradeço também ao serviço militar israelense por um trabalho fantástico.

E principalmente quero parabenizar os patriotas americanos que voaram com essas armas.

Também à equipe americana, ao general espetacular que trabalhou conosco, e às mentes brilhantes que fizeram essa operação junto conosco.

Dito tudo isso: ou haverá paz, ou haverá tragédia para o Irã.

Que cessem os ataques que vimos nos últimos oito dias.

Hoje foi o dia mais difícil de todos, e talvez o mais letal.

Mas se a paz não vier rápido, nós vamos continuar atacando com precisão e habilidade.

E tudo isso pode acontecer em poucos minutos. Nenhuma outra força militar em outro país poderia ter feito o que nós fizemos esta noite, agora há pouco.

Amanhã, o general Kane e o secretário de Defesa darão uma entrevista coletiva no Pentágono, às 8h da manhã.

Agora, eu quero agradecer a todos.

Quero dizer: nós adoramos os nossos fantásticos serviços militares.

Esperamos que Deus abençoe a América.

Muito obrigado."

(Fonte: g1



banner
banner