37 cidades do Espírito Santo estão em risco extremo a partir de segunda-feira (5)
02 de abril de 2021Foto: Divulgação
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (2), o 49º Mapa de Risco. Na nova matriz de risco, 37 municípios do estado estão em Risco Extremo, 39 no Risco Alto e 3 no Risco Moderado.
Na classificação do mapa de risco, temos dois municípios em risco moderado: Conceição da Barra e Ibitirama.
Nenhum município do Espírito Santo está em risco baixo de contaminação pela Covid-19.
Entre as principais medidas, Casagrande anunciou que o transporte público continua suspenso até o dia 11 de abril nas cidades classificadas no Risco Extremo. Nas cidades de risco extremo, o comércio poderá funcionar três vezes por semana.
As regras para a nova classificação passam a valer a partir da próxima segunda-feira (5). No domingo (4), é encerrada a quarentena, que foi estabelecida para conter o avanço do vírus no estado.
Ônibus
Transporte público fica suspenso até o dia 11 de abril em todo o Estado, mas depois nas cidades classificadas em risco extremo, os ônibus vão circular até as 22h nos dias de semana e não irão circular nos finais de semana e feriados. Os ônibus intermunicipais poderão funcionar com até 50% da capacidade. Ônibus interestaduais continuam suspensos.
Comércio
O comércio de rua funcionará três dias na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 10h às 18h, com exceção dos serviços essenciais.
Escolas
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informa que as aulas presenciais estão suspensas em todos os municípios de risco extremo e alto. E nas cidades de risco moderado, elas podem ocorrer.
Shoppings
Shoppings vão poder funcionar três vezes na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 12h às 20h.
Supermercados
Supermercados podem funcionar até as 20h em dias de semana, no entanto, ficarão fechados aos domingos e feriados. Serviços essenciais podem funcionar após as 20h, como farmácias
Bares e academias
Bares e academias vão continuar fechados
Valedoitaúnas