30 anos do real: quanto custavam os carros e quais seriam os preços atuais
03 de setembro de 2024Volkswagen Gol básico seria mais caro que hatches completos; Chevrolet Monza custaria mais que um Toyota Corolla
Comparativo Fiat Uno x Chevrolet Corsa – Foto: Ricardo Novelli/Autoesporte/Acervo MIAU
Há 30 anos, em 1º de julho de 1994, o real passava a ser a moeda oficial no Brasil e deixava o cruzeiro para trás. Essa foi uma das medidas adotadas no Plano Real, que tinha como objetivo acabar com a hiperinflação do país.
Três décadas depois, a inflação acumulada é de nada menos do que 708%, de acordo com a calculadora do Banco Central (BC) e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Na prática, isso significa que R$ 1 de hoje equivaleria a R$ 0,12 há 30 anos. Ou então que R$ 1 na época equivale a atuais R$ 8,08.
Mas e os carros? Quanto será que os modelos vendidos em 1994 custavam e qual seria o preço deles atualmente segundo o Índice Geral de Preços -Mercado (IGP-M)?
Recorremos ao acervo do Museu da Imprensa Automotiva (Miau) para encontrar a edição de agosto de 1994 da Autoesporte e conferir o valor de alguns dos automóveis vendidos na época e mostramos agora qual seria o preço dos carros com a inflação. Veja abaixo:
Ford Escort – a partir de R$ 11.012
Ford Escort teria preço de um Hyundai Creta em 2024 – Foto: Marcio Sallowicz/Autoesporte/Acervo MIAU
O Ford Escort era vendido em nada menos do que 11 versões em 1994 e com motores 1.6, 1.8 e 2.0, sem considerar o Hobby 1000, que não era chamado pela Ford de Escort. Desta forma, os preços começavam em R$ 11.012 e chegavam a custar R$ 36.683. Com a correção, é o mesmo que R$ 135.704 e R$ 452.055. A título de comparação, um Hyundai Creta parte deste valor hoje.
Fiat Uno – a partir de R$ 7.254
Fiat Uno poderia custar até R$ 277.175 hoje – Foto: Ricardo Novelli/Autoesporte/Acervo MIAU
Já o famoso Fiat Uno, um dos carros mais vendidos do Brasil, era oferecido em oito configurações diferentes, e com duas ou quatro portas. O valor da versão de entrada, na época, Mille, com motor 1.0, era de R$ 7.254. Ou seja, R$ 85.683 atualmente.
Já a topo de linha, com propulsor 1.4 turbo, chegava nos R$ 22.492, ou R$ 277.175. É quase o mesmo preço de um Audi A3 de entrada.
Chevrolet Corsa – a partir de R$ 7.350
Chevrolet Corsa custava R$ 7.350 – Foto: Ricardo Novelli/Autoesporte/Acervo MIAU
O Chevrolet Corsa, outro carro popular, partia de R$ 7.350 em sua configuração Wind, com motor 1.0, e chegava a custar R$ 11.950 na versão GLI, com motor 1.4. Com a inflação, os preços são de R$ 90.576 e R$ 147.263. Hoje, o valor do automóvel mais barato do Brasil, o Fiat Mobi, é de R$ 72.990.
E vale lembrar que, na época, carros não eram obrigados a saírem de fábrica com itens como airbags, freios ABS e controles de tração e estabilidade. Nem mesmo ar-condicionado, vidros elétricos e direção assistida eram itens comuns em modelos de entrada.
Chevrolet Monza – a partir de R$ 16.702
Chevrolet Monza existe há mais de 40 anos – Foto: Auto Esporte
O Chevrolet Monza é outro clássico do mercado brasileiro. Em 1994, o modelo era vendido em seis versões diferentes e com opções de motores 1.8 e 2.0. Havia também carrocerias com duas ou quatro portas. Os preços partiam de R$ 16.702 e chegavam a R$ 19.900. Hoje, com a inflação, o Monza não sairia por menos do que R$ 205.823, mais do que o Toyota Corolla topo de linha.
Volkswagen Gol – a partir de R$ 7.243
Volkswagen Gol tinha preço de carro popular em 1994 – Foto: Divulgação
Por fim, o Volkswagen Gol, o carro mais vendido da história do Brasil, era oferecido em sete versões. A de entrada era o famoso Gol 1000 e custava R$ 7.243, o mesmo que R$ 89.258 com a correção. Já a topo de linha era a GTI, com motor 2.0, que não saia por menos de R$ 23.117, ou R$ 284.877.
Nessas mesmas faixas, atualmente, é possível comprar um hatch compacto 1.0 mais completo, como o Citroën C3 Feel (R$ 86.390) ou um sedã elétrico de mais de 500 cv, como o BYD Seal (R$ 296.800).
Preços dos carros em 1994
Modelo |
Preço da versão de entrada |
Valor da versão de entrada com inflação |
Preço da versão topo de linha |
Ford Escort |
R$ 11.012 |
R$ 135.704 |
R$ 36.683 |
Ford Verona |
R$ 17.228 |
R$ 212.309 |
R$ 28.355 |
Fiat Uno |
R$ 7.254 |
R$ 85.683 |
R$ 22.492 |
Fiat Tempra |
R$ 22.250 |
R$ 274.193 |
R$ 33.271 |
Chevrolet Corsa |
R$ 7.350 |
R$ 90.576 |
R$ 11.950 |
Chevrolet Kadett |
R$ 15.520 |
R$ 191.257 |
R$ 38.614 |
Chevrolet Monza |
R$ 16.702 |
R$ 205.824 |
R$ 19.900 |
Chevrolet Omega |
R$ 26.712 |
R$ 329.180 |
R$ 42.870 |
Volkswagen Fusca |
R$ 7.243 |
R$ 89.258 |
R$ 7.243 |
Volkswagen Gol |
R$ 7.243 |
R$ 89.258 |
R$ 23.117 |
Volkswagen Voyage |
R$ 11.402 |
R$ 140.510 |
R$ 15.783 |
Volkswagen Saveiro |
R$ 10.065 |
R$ 124.034 |
R$ 13.747 |
(Fonte: Autoesporte)