27 ônibus são incendiados em represália pela morte de sobrinho do miliciano Zinho, no Rio
23 de outubro de 2023Ataques acontecem em veículos municipais, articulados do BRT e ônibus de turismo. Clima é de tensão na Zona Oeste
Ônibus são incendiados em represália pela morte de miliciano na Zona Oeste do Rio, nesta segunda-feira (23) - Foto: Reprodução
Criminosos da Zona Oeste atearam fogo em ônibus, articulados do BRT e em veículos de passeio na tarde desta segunda-feira (23), em retaliação pela morte de Matheus da Silva Rezende, vulgo 'Faustão', sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, o 'Zinho'. Matheus morreu após confronto com policiais civis na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, no início da tarde desta segunda-feira (23). As regiões de Guaratiba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz, Inhoaíba, Campo Grande e Avenida Brasil devem ser evitadas. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão nestes locais.
De acordo com o Rio Ônibus, até às 17h30 eram 27 ônibus incendiados, sendo 12 de frotas municipais, quatro BRTs e outros de turismo e fretamento. Carros de passeio e barricadas também estão sendo incendiados. Os incêndios tiveram início por volta das 15h e causam reflexos em diversos bairros da Zona Oeste. A cidade do Rio entrou em estágio de mobilização, às 16h50, por conta dos ataques.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram coletivos em chamas e o grande volume de fumaça próximo a estação Cesarão, em Santa Cruz. Em outras imagens, um articulado foi abandonado por passageiros e motoristas na Estrada do Magarça. Um outro vídeo mostra o momento em que um criminoso coloca fogo em um ônibus.
Acompanhe onde estão os focos de incêndios
- Estrada da Matriz, na altura do Quartel dos Bombeiros.
- Avenida Brasil, na altura da Estrada do Campinho, sentido Itaguaí
- Estrada das Agulhas Negras, na altura da Rua Jornalista Gastão de Carvalho
- Av. Cesario de Melo, na altura da Rua Carvalhal
- Av. Cesário de Melo, na altura do BRT Vilar Carioca
- Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz.
- Rua Guarujá, na altura do Viaduto de Cosmos
- Estrada do Mato Alto, na altura do OBom Atacadão
- Rua Guarujá, na altura da Rua Groselha
- Estrada do Campinho, na altura da Rua Perico
- Av. Cesario de Melo, na altura da Rua Alfredo Mariano
- Avenida Brasil, na altura da Estrada do Mendanha
- Avenida das Américas, na altura do BRT Gilka Machado, sentido Barra da Tijuca
- Estrada do Mato Alto, próximo da Estrada da Cachamorra, sentido Barra da Tijuca
- Rua Filomena, na altura do Centro Municipal de Saúde Edgard Magalhães Gomes
- Avenida Brasil, na altura da Estrada de Manguariba
- Avenida Cesario de Melo, na altura da Rua dos Carpinteiros
- Avenida Brasil, na altura da Rua Agaí
A MOBI-Rio, concessionária que administra o BRT, informou que, por questão de segurança, as linhas que circulam no corredor Transoeste foram suspensas temporariamente na tarde desta segunda-feira (23). Estão rodando apenas as linhas 22 (Jardim Oceânico x Alvorada); 13 (Mato Alto x Alvorada expresso) e 25 (Mato Alto x Alvorada parador).
(Fonte: O Dia)