17% dos brasileiros conviveram com a fome durante a pandemia, mostra Unicef
01 de julho de 2021Dados mostram que a suspensão das aulas presenciais impactou na alimentação das crianças
Lares brasileiros têm mais dificuldade de alimentar em quantidade e qualidade todos os seus integrantes nos últimos anos – Foto: Daniel Marenco/Agência O Globo
Cerca de 27 milhões de brasileiros maiores de 18 anos encararam a fome em algum momento desde o início da pandemia, em março de 2020. Segundo dados do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgados nesta quarta-feira (30), pessoas pretas ou pardas sofrem 19%, e no caso das classes C e D, em 33%.
Os pesquisados responderam se “desde o começo da pandemia, ou seja, desde o Carnaval de 2020, você ou alguém que mora com você deixou de comer porque não havia dinheiro para comprar mais comida". Ao todo, 17% disseram sim.
13% das pessoas que moram com crianças ou adolescentes indicaram que elas deixaram de comer durante a pandemia da covid-19 por falta de dinheiro. Nas casas com crianças brancas, a taxa ficou em 8%, contra 17% para crianças negras ou pardas.
41% das famílias entrevistadas diminuíram o consumo de frutas, verduras e outros itens da alimentação não industrializada. De acordo com a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, o fechamento das escolas contribuiu para o agravamento da situação já que muitas crianças dependiam da merenda escolar.
Valedoitaúnas/Informações iG